Vamos falar de bolos! São tantos tipos e modos de fazer. Qual ingrediente deve vir primeiro? Quanto tempo no forno?
Bem, basicamente há dois tipos de bolos: os cremosos e os espumosos (ou tipo esponja). Os bolos espumosos não usam fermento químico (fermento para bolos), como por exemplo, o pão de ló e os cremosos são aqueles que comemos na hora do lanche, como o bolo inglês e o bolo de chocolate tradicional.
Os bolos cremosos levam o fermento químico (que pode ser o fermento para bolos e/ou o bicarbonato de sódio). Esses bolos são feitos com manteiga sem sal em estado sólido. Ela deve estar em temperatura ambiente. Pode ser substituída por óleo que dá mais maciez e umidade ao bolo, mas a manteiga dá mais sabor.
A primeira coisa a se fazer é untar a forma a ser usada. Aí vai uma dica: depois de untada, limpe um dedo da borda da assadeira com um papel-toalha. Isso não deixará seu bolo vazar.
Depois acenda o forno na temperatura indicada. Nunca coloque um bolo para assar no forno frio. Separe todos os ingredientes. Sem preguiça nessa hora. O ideal é pesar em vez de usar medidas de volume, mas se você não tiver uma balança em casa ou se a receita pedir, use medidas padrão e não a xícara da sua casa. Deixe tudo separado em potinhos. Peneire então todos os ingredientes secos - exceto o açúcar quando a receita assim pedir (farinha, chocolate, açúcar, fermento). O resultado será um bolo mais fofo.
A farinha deve ser de preferência sem fermento. O ideal é que ele seja misturado aos secos somente durante o processo de preparação do bolo. O açúcar deve ser bem fino. Você pode usar sem problema nenhum o açúcar cristal (que é melhor para a saúde), mas bata no processador ou liquidificador antes de usar.
Com tudo preparado, é hora de começar o bolo. Bata a manteiga até ficar bem cremosa. As gemas ou ovos inteiros devem ser adicionados uma a um (lembre-se: ovos devem ser usados em temperatura ambiente). Em alguns bolos o açúcar entra nesse ponto: siga a sua receita.
Nesse momento, você deve acrescentar os ingredientes restantes exceto os secos (em alguns casos: leite, sucos ou raspas de limão). Acrescente por último os secos aos poucos batendo o mínimo necessário para incorporá-los à massa. Você pode inclusive desligar a sua batedeira e usar uma colher de pau. Quanto menos você mexer, mais fofo o seu bolo vai ficar.
As claras em neve devem ser adicionadas em duas ou três etapas, bem no final, após os secos. Adicione a primeira parte à mistura e mexa bem. Na segunda e terceira etapa, ela deve ser misturada com toda a delicadeza possível.
Não jogue a massa na forma. Deixe cair vagarosamente. E lembre-se: nada de abrir o forno antes dos primeiros 15 minutos!
Depois você nos conta qual foi o resultado. E se você tiver outra dica, daquelas da sua avó, passe para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário