O "ligeirão" --ou "azulão", como vem sendo chamado-- é um tipo "gigante" de ônibus biarticulado, símbolo do sistema de transporte público de Curitiba. São três metros a mais que os biarticulados tradicionais.
O superônibus pretende dar uma sobrevida ao sistema de transporte da cidade, que é referência internacional, mas enfrenta alta demanda nos últimos anos e já opera no limite de sua capacidade nas principais linhas.
O "azulão" inaugurado hoje funcionará no esquema "ligeirão", sem paradas em estações intermediárias e com vias exclusivas que permitem ultrapassagem entre diferentes linhas. A ideia é aumentar a velocidade do veículo, permitindo transportar mais passageiros com o mesmo número de ônibus.
Os superônibus também serão sincronizados com os semáforos, que vão permanecer acesos para permitir a passagem dos veículos.
O modelo deve se estender a todos os seis eixos de transporte da cidade no futuro.
Rodolfo Buhrer/Reuters | ||
Superônibus de 28 metros de compimento começa a circular hoje no município de Curitiba |
Nenhum comentário:
Postar um comentário