quarta-feira, 27 de abril de 2011

Toxoplasmose

Luciene Vicentin, médica veterinária, posta explicando um pouco mais sobre toxoplasmose.  Acredito que quem acompanha novelas, assistiu, em Insensato Coração, uma cena na qual a personagem de Camila Pitanga, grávida, se depara com um gatinho em cima do capô de seu carro e pede para a amiga tirá-lo, pois poderia pegar toxoplasmose do bichano. 
A cena causou muita polêmica e por este motivo acredito que também mereça uma reflexão nossa a respeito.
Bom, vamos à explicação passada pela Luciene: os gatos são infectados pela toxoplasmose quando caçam e se alimentam de pássaros, ou seja, quando vivem soltos nas ruas, logo, os gatos de apartamento, alimentados com ração, dificilmente serão contaminados com o protozoário. 
A eliminação do Toxoplasma gondii (agente causador da doença) pelos gatos infectados, se dá pela fezes, e estas precisam ter mais de 48 horas para infectar os seres humanos. 
O meio mais comum de pegar a doença é com a ingestão de carnes cruas ou mal passadas, leite não pasteurizado e alguns queijos que são feitos de leite cru. 
Portanto, os gatos não devem ser abandonados durante a gravidez. Se eles vivem soltos, apenas redobre os cuidados com a higiene e se previna utilizando luvas descartáveis para a limpeza dos dejetos dos Pets. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário