quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pernambucanos no pódio

Em busca de soluções  para resolver problemas da sociedade, de acordo com as Metas do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) e competindo com cerca de 47 mil jovens, duas equipes pernambucanas, Embedded Brain e LevelUp Team, ambas do Centro de Inovação da Microsoft na Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (MIC-Etepam), viajaram até Curitiba na última semana e conquistaram vaga para a grande final da Imagine Cup, que este ano acontece em Nova York (EUA).
Os projetos classificados nas categorias “Sistemas Embarcados” e “Design de Software” apresentam soluções tecnológicas para as áreas de saúde e educação.
A Embedded Brain, composta por Hugo Rodrigues, Francinildo Kleyson, Edmiel Leandro, Iury Luã e Paulo Feodrippe foi a grande campeã da categoria Sistemas Embarcados, apresentando um projeto para monitoramento em tempo real das funções vitais básicas de pacientes, como batimentos cardíacos e respiração.
A solução serviria para diminuir o tempo de atendimento de pacientes no hospital ao mesmo tempo em que o monitoramento ajudaria a identificar os que necessitam de mais urgência.
Já LevelUp Team, composta também por Hugo Rodrigues e Francinildo Kleyson, além de Adailson Filho, Gabriel Magalhães e Júlio Mendonça, venceu a categoria de Design de Software, a principal da Imagine Cup, com a solução EduAcademy.
Além das equipes do MIC-Etepam, duas outras equipes pernambucanas participaram das finais nacionais da Imagine Cup - Proativa Team, do Centro de Informática da UFPE, em Sistemas Embarcados, e TechUp, do Centro de Sistemas e Estudos Avançados do Recife (CESAR), em Design de Software.
É bom lembrar que em 2010 as equipes vencedoras da etapa brasileira, com final realizada no Recife, também fo­ram pernambucanas, e a campeã nacional da categoria interoperabilidade, a pernambucana Uptiva Dreams IT, faturou o segundo lugar mundial no Desafio de Interoperabilidade com um projeto que tinha o objetivo de reduzir o trânsito nas grandes cidades ao propor um sistema de caronas inteligente.
Ainda dentro deste mesmo segmento, aconteceu em São Paulo a Campus Part, hoje considerado o maior evento de inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital de todo o mundo. Para comprovar o status adquirido, a Campus reuniu, nos últimos anos, milhares de cidadãos e suas extensões tecnológicas dos quatro cantos do planeta ao redor de uma verdadeira  saudação à partilha de conhecimento, à troca de experiências e à realização de todo o tipo de atividades relacionadas a computadores, às comunicações e às novas tecnologias.
Ratificando o talento pernambucano, a Campus Part 2011, categoria Campuseiros Inventam, premiou Os jovens Bruno Inojosa, Danilo Ferreira, Tiago Leite e Tiago Canto.

Fonte: Pronunciamento do Deputado Raimundo Pimentel (PSB), nesta tarde, na ALEPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário