quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Projeto seleciona cães para interagir com pacientes

O Projeto Medicão, que leva cães para interagir com pacientes de nove instituições da região de Campinas (93 km de São Paulo), está selecionando voluntários e seus animais.
Podem participar cães da região metropolitana de Campinas com um a nove anos de idade, sem distinção de raça, porte e gênero. Os animais devem estar saudáveis, com vacinação e vermifugação em dia. Tanto os cães quanto os proprietários, maiores de 18 anos, devem ter horários flexíveis e disponibilidade para viagens.
Segundo o responsável pelo projeto, Hélio Rovay Júnior, não é preciso que os animais sejam adestrados, mas sim que sejam dóceis ao serem tocados e manipulados por estranhos.
Menino Gabriel Leão brinca com a golden retriever Hanna, em hospital da PUC Campinas como parte do Projeto Medicão
Menino Gabriel Leão brinca com a golden retriever Hanna, em hospital da PUC Campinas como parte do projeto
Com dez anos de atuação, o grupo, que conta com 14 animais, realiza atividades semanais em hospitais e órgãos assistenciais de quatro cidades da região. Os cães são sempre acompanhados de um guia ou do proprietário, que também participa das ações.
Segundo Rovay Júnior, são visíveis os resultados da interação entre o animal, o voluntário e o paciente. "Principalmente com crianças e jovens, é uma festa quando chegamos", disse o adestrador. "Tivemos também voluntários muito tímidos no começo, que apenas levavam os animais e hoje estão com uma desenvoltura surpreendente."
Os cem primeiros animais que chegarem à seletiva no Parque D. Pedro Shopping, das 10h às 18h deste sábado (15), receberão tratamento antiparasitário completo. Dez cães serão pré-selecionados e, destes, seis serão escolhidos para integrar o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário