
Imensurável é a tristeza que sentimos ao ver todas as tragédias que vêm assolando o Japão nos últimos dias. Milhares de vidas – de seres humanos e de animais – se perderam (e ainda se perdem) após o forte terremoto e o tsunami que destruiu parte do país. Em meio a tanta desgraça, achei um post interessante no blog Animal Oddities, do Animal Planet. A discussão é: será que os animais têm o dom de prever esse tipo de desastre natural?
Em 2004, quando um grande tsunami atingiu a Ásia, alguns relatos davam indícios de que a resposta para a pergunta poderia ser positiva. De acordo com pessoas que estavam no local horas antes da tragédia, alguns animais inexplicavelmente foram procurar áreas mais altas para se abrigar. Além disso, aves teriam voado para outras florestas e alguns donos perceberam uma inquietação incomum em seus animais domésticos.
O que David Mizejewski – naturalista da Federação Nacional da Vida Selvagem, nos EUA, e autor do blog – ressalta (e eu concordo plenamente) é que, se esse dom for real, não há porque se espantar ou achar que é algo sobrenatural ou paranormal. Isso porque já sabemos que os animais, principalmente os selvagens, possuem os sentidos mais aguçados que os nossos. O olfato e a audição nos bichos são muito mais apurados do que nos humanos. Portanto, a “previsão” desse tipo de acidente, seria um desdobramento de toda essa sensibilidade.
Algumas instituições já estão fazendo pesquisas para que, no futuro, a partir da observação do comportamento animal, seja possível prever essas tragédias e tentar prevenir as pessoas ou, ao menos, minimizar os efeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário