Comece em casa - Cuide bem do seu bicho. Alimente-o bem com ração e carinho. Dê banhos e mantenha o espaço limpo. Vacine e visite o veterinário com frequência. Identifique o animal com coleira, placa ou microchip e registre-o no órgão responsável de sua cidade. Mantenha-o dentro de casa ou do quintal. Para evitar crias indesejadas, é recomendado castrar machos e fêmeas.
Seja responsável - Jamais agrida o animal - ele não vai aprender nada com isso. E nunca, nunca abandone seu bicho. Se você não tem mais condições de cuidar dele, procure quem possa. Em Recife, organizações como o MDA dão orientações sobre como doar animais.
Compre com consciência - Não compre animais silvestres, como pássaros exóticos, tartarugas e macacos. Eles podem ser fruto do tráfico de animais. Quanto aos animais domésticos, prefira adotá-los a comprá-los. Há milhões de cães egatos adoráveis precisando de um lar.
Denuncie maus-tratos - Pernambuco - Se você vir um animal sendo maltratado, seja no circo, seja no vizinho, avise pelo telefone 31811701 32322112 32321518 - Policia Ambiental
Passe adiante - Para ajudar sem sair de casa, filie-se aos sites de associações protetoras de animais. Você pode atuar nas redes sociais e entre seus contatos repassando mensagens de pedidos de ajuda, abaixo-assinados, busca de animais perdidos e avisos de bichos para adoção.
Doe o que puder - As associações protetoras costumam aceitar doações de ração e material de limpeza, além de dinheiro. Você também pode se engajar no resgate e no cuidado dos bichos. E até se divertir fazendo isso; informe-se em abrigos e no Centro de Zoonoses de sua cidade sobre ser um voluntário para passear com os animais presos.
Em Recife temos um belo exemplo - http://